22 de setembro de 2009 - Dia Mundial Sem Carro

 
 


Notícias e imagens:

Fotos do Picasa e do Flickr

Vídeos

Repercussão na mídia sobre o Dia Mundial Sem Carro

 

Destaques:

Conheça a rede social do Dia Mundial Sem Carro

Manifesto do Dia Mundial Sem Carro

Dicas para você ajudar a melhorar o trânsito

Saiba como sua empresa pode contribuir

Programação do Dia Mundial Sem Carro


Links:

Notícias do Dia Mundial Sem Carro

Notícias sobre transporte e mobilidade urbana

Propostas do Fórum Nossa São Paulo

Dia Mundial Sem Carro 2008

 

Planejamento das ações em 2009

Pelo terceiro ano consecutivo, o Movimento Nossa São Paulo foi um dos organizadores do Dia Mundial Sem Carro. As ações de 2009 foram organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que se engajaram na campanha. O planejamento foi divididos em quatro grupos de trabalho - Debates, Comunicação, Atividades e Articulação. A programação foi marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua.

Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a proposta de mobilização tem sido enfatizar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.

Breve histórico

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Em 2007, protagonizada pelo Movimento, a campanha para o Dia Mundial Sem Carro engajou entidades de todas as regiões da cidade e despertou a atenção da população e do poder público para assuntos decisivos para a vida em São Paulo, como cidadania no trânsito, congestionamentos, respeito ao pedestre, segurança e poluição.

Em 2008, o Nossa São Paulo também organizou atividades importantes para marcar a data. Entre elas, o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo que abordaram as propostas para transporte, mobilidade e poluição do ar, e um ato público pela comercialização no Brasil do diesel com menos enxofre.