Personalidades apoiam campanha por tarifa de transporte mais barata. Assine também!

 
 

Marina Silva, Jorge Maranhão, Maria Alice Setubal, Ricardo Abramovay e Fernando Haddad estão entre as mais de 35 mil pessoas que já subscreveram o abaixo assinado. Participe dessa campanha cidadã!

Airton Goes airton@isps.org.br

Mais de 35 mil pessoas já subscreveram o abaixo assinado da campanha “Tarifa mais barata já”, que visa reduzir a passagem de ônibus nas cidades brasileiras. Entre os apoiadores da iniciativa – promovida pela Rede Nossa São Paulo e Frente Nacional de Prefeitos – estão personalidades de diversas áreas do cenário nacional.

O último levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo revela que a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o publicitário e diretor do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão, Jorge Maranhão, a presidente da Fundação Tide Setubal, Maria Alice Setubal, o professor de economia e pesquisador da USP, Ricardo Abramovay, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estão na enorme lista de pessoas que já assinaram o documento da campanha.

As organizações promotoras do abaixo assinado solicitam que as pessoas participem da campanha cidadã, subscrevendo o abaixo assinado, solicitando o apoio a seus contatos e divulgando nas redes sociais. Posteriormente, ao final da coleta de assinaturas, o documento será encaminhado a deputados federais, senadores e presidente da República.

A campanha, que inclui o manifesto “Por um transporte público mais barato no Brasil”, propõe que a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), um imposto sobre a gasolina já existente, passe a ser arrecadada pelos municípios – e não pelo governo federal – e seja integralmente utilizada para financiar o transporte público das cidades.

“Estudos da FGV [Fundação Getúlio Vargas] mostram que um imposto de 50 centavos sobre cada litro da gasolina baratearia a passagem [de ônibus] em R$ 1,20”, afirma o documento da campanha.

Além de solicitar a assinatura dos cidadãos ao abaixo assinado, a iniciativa convida também outras organizações da sociedade civil a apoiar o documento.

A ideia é que a campanha ganhe força na sociedade e sensibilize o Congresso Nacional e a Presidência da República para que façam as mudanças necessárias e urgentes para que o imposto da gasolina deixe de ser federal e passe para a esfera municipal.

De acordo com as organizações promotoras da iniciativa, a campanha “Tarifa mais barata já” aponta para uma alternativa concreta e viável de financiamento do transporte público, que pode resultar na redução significativa da passagem de ônibus no curto prazo.

A conquista da redução na passagem, na avaliação da Rede Nossa São Paulo, seria um passo importante para a sociedade ter um transporte público digno – com mais e melhores ônibus, que tenham pontualidade e menores intervalos de tempo, semáforos que funcionem etc. – e cidades com mobilidade e qualidade de vida para todos.

Clique aqui e veja como assinar o documento em apoio à campanha (como cidadão) ou como incluir sua organização entre os apoiadores da iniciativa.


Veja mais Notícias