6° Encontro da Cultura Hip Hop agita São Miguel neste sábado (28/04)

 
 
28/04/2012 - 10:00
28/04/2012 - 22:00

6° Encontro da Cultura Hip Hop agita São Miguel neste sábado (28/04)

Serão doze horas de intensa programação cultural. Haverá grafitagem, discotecagem com Djs, apresentações de bboys, bgirls e de grupos de rap. A novidade é a inclusão de outras expressões culturais como o audiovisual, a poesia e a moda. Totalmente gratuito, o evento acontece no CDC Tide Setubal, a partir de 10h, em 28 de abril.

A Fundação Tide Setubal realiza neste sábado, 28 de abril, o 6° Encontro de Cultura Hip Hop, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Serão doze horas ininterruptas de programação cultural, com grafitagem em muros feita por mais de 15 artistas convidados, apresentações de bboys, bgirls, DJs e grupos de rap. Dentre as atrações, estão shows de RAPadura, com seu “rapente”, e Sandrão RZO. O evento é aberto e gratuito e, pelo sexto ano, deve reunir centenas de pessoas.
Nesta edição, a novidade é a inclusão de outras expressões culturais, como o audiovisual, a poesia e a moda, que interagem com o movimento hip hop de São Paulo. Por esse motivo, o nome mudou para Encontro de Cultura Hip Hop e Aliados de São Miguel. “A intenção é mostrar as várias interações do movimento hip hop com outras expressões culturais”, explica Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do ArteCulturAção, núcleo da Fundação Tide Setubal. “Queremos refletir as mudanças ocorridas nos últimos anos nas periferias, que indicam um caminho mais participativo e com mais protagonismo dos atores locais.”
Reflexão e práticas culturais
A exposição “Ativismo em Foco”, que será aberta à tarde, trará painéis de experiências de coletivos juvenis da zona leste, apresentando suas histórias e a maneira como interferem em seus bairros a partir de ações culturais. Um desses grupos é o Marginaliária, do Jardim Helena, que une literatura e música em seus projetos. O coletivo fará uma apresentação na parte noturna do encontro. Outro grupo presente na exposição será o Coletivo Abayomi, do Itaim Paulista, voltado à produção de moda.
Com a proposta de provocar a reflexão sobre essas produções culturais da periferia e o papel da juventude, às 15h, será exibido o vídeo “Enquadro: 1° e 2° Episódios”, do Coletivo Casa da Lapa, que mescla as diversas expressões artísticas urbanas para contar histórias de moradores da zona leste. No fim da sessão, será formada uma roda de conversa com os idealizadores do vídeo, os grupos culturais da região e os grafiteiros convidados.
Shows à noite
A partir das 17 horas, começa a discotecagem dos DJs Elvis e Negrito, seguida de apresentações de bboys e bgirls. Às 18h30, sobem ao palco do CDC Tide Setubal grupos de rap e aliados, como CausaP e Convidados; Projeto Play; Coletivo Marginaliária; RAPadura e Sandrão RZO.
O show de RAPadura, uma das revelações da música brasileira nos últimos anos, tem despertado a admiração de artistas renomados do movimento hip hop, como Criolo, Marcelo D2 e MV Bill. O cearense Francisco Igor Almeida dos Santos, mais conhecido como RAPadura Xique Chico, mostrará ao público da zona leste seu “rapente”, um som que mistura rap com repente, coco, maracatu, forró, baião e cantigas de roda.

6° ENCONTRO DA CULTURA HIP HOP E ALIADOS DE SÃO MIGUEL

Data: 28/04/2012 (sábado)
Horário: das 10h às 22h
Local: CDC Tide Setubal: Rua Mario Dallari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista
Mais informações: www.fundacaotidesetubal.org.br ou (11) 2297-5969

PROGRAMAÇÃO
10h às 15h — Grafitagem dos muros CDC Tide Setubal com: RV, Dumeen, Grilo, Xyrox, Ignoto, Lan, Lamah, Eymard, Bozer, Bié, Fernanda Sonega, Ana Clara, Magrela, Manolo, Bó, Luiz Teor, Askim, Amanda Pankill.

10h às 22h — Exposição “Ativismo em Foco”, painéis que apresentam experiências de coletivos ligados ao movimento da cultura hip hop em suas comunidades.

15h às 16h30 — Exibição do vídeo “Enquadro: 1° e 2° Episódio” (Coletivo Casa da Lapa), seguido de roda de conversa, com o Projeto Perifacine

17h às 18h — Discotecagem, com Djs Elvis e Negrito

18h — apresentação de bboys e bgirls

18h30 às 22h — shows com grupos de rap e aliados: CausaP e Convidados; Projeto Play; Coletivo Marginaliária; RAPadura e Sandrão RZO

Assessoria de Imprensa Fundação Tide Setubal
Talita Mochiute - [email protected]
Tels.: (11) 3168-3655 e (11) 6291-1985

»   Publique informações sobre um evento. Faça login ou cadastre-se e depois clique aqui.