Nossa São Paulo lança pesquisa Ibope sobre mobilidade no dia 16

 
 


Evento marca início da Semana da Mobilidade, que terá também seminário com propostas de plano de transporte para a cidade, no dia 20

 

 

O Movimento Nossa São Paulo lança no dia 16 de setembro a quarta pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope - Dia Mundial Sem Carro 2010. O levantamento aborda diversos aspectos sobre a locomoção na cidade, como o tempo de descolamento gasto para realizar atividades do dia-a-dia, avaliação do transporte público, os tipos de meio de transporte mais usados, a influência da poluição do ar na qualidade de vida e na saúde, entre outros.

O objetivo de realizar a pesquisa anualmente é fazer um acompanhamento da percepção dos que vivem e trabalham em São Paulo sobre a mobilidade na cidade, e dar aos poderes públicos uma mostra real do impacto que o trânsito exerce na vida cotidiana dos cidadãos.

A divulgação da pesquisa faz parte da programação da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro (veja programação abaixo).

Outro destaque da programação da semana é o seminário “Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”, no qual Movimento Nossa São Paulo, em conjunto com diversas organizações, vai apresentar propostas para que seja criado o plano (previsto no atual Plano Diretor Estratégico). O seminário vai reunir, em dois períodos do dia 20, representantes das secretarias estaduais e municipais relacionadas ao tema do transporte e meio ambiente.

Diversas entidades da sociedade civil, cidadãos e até empresas vão participar das atividades, que vêm sendo organizadas por um coletivo de organizações. Entre as participantes do coletivo estão: Ecologia Urbana, Green Mobility, Instituto Akatu, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Ciclocidade, Instituto Parada Vital, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Passe Livre, Oan Inovação, Organização Cultural de Defesa da Cidadania (OCDC) Hora H, Matilha Cultural, Rede contra aumento da Tarifa, Tasciclede, TC URBES, Teatro Silva, Transporte Ativo, Vitae Civilis ,Watts e Volts e ZN na Linha.

Destaques da programação da Semana da Mobilidade – de 16 a 22 de setembro:

- 16 de setembro, quinta-feira

Das 10h às 12h- abertura da Semana da Mobilidade com o lançamento da Pesquisa  Movimento Nossa São Paulo/IBOPE - Dia Mundial Sem Carro 2010, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, fará a apresentação da pesquisa. A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade, como o tempo de descolamento gasto para realizar atividades do dia-a-dia, os tipos de meio de transporte mais usados, a disposição dos entrevistados em deixar o carro em casa para usar o transporte público, entre outros. Inscrições para o seminário pelo e-mail [email protected].

18h - Desafio Intermodal: cerca de 20 pessoas vão percorrer o mesmo trajeto em diferentes meios de transporte (carros, motos, ciclistas, cadeira de rodas, patins, skates e até um helicóptero) para verificar qual chega mais rápido ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Na competição, os impactos ambientais também serão importantes. O Desafio pretende mostrar as infinitas possibilidades de se locomover pela cidade além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano. Saída: na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini (ver mapa), às 18h. Cada participante deverá chegar ao prédio da Prefeitura do Município de São Paulo com o seu modo de transporte. A atividade é organizada pelo Instituto Ciclobr. Mais informações: Aline Cavalcante 8892-6172. Site: http://www.ciclobr.com.br/desafio_intermodal_2010.asp

- 18 de setembro, sábado, como parte da Mostra Entretodos de curta metragens sobre Direitos Humanos, haverá palestra e debate sobre mobilidade com cicloativistas.

- 20 de setembro, segunda-feira, das 10h às 13h e das 18h30 às 21h30: Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”.  Realizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100). Inscrições para o seminário pelo e-mail [email protected].

Composição da mesa da manhã (10h às 13h):
1)Propostas da sociedade civil (Movimento Nossa São Paulo). -  Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP (confirmado).
2) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Transportes)     
3) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)  – Prof. VOLF STEINBAUM  (confirmado)
4) Proposta do Ministério das Cidades

Composição da mesa da tarde (18h30 às 21h30):
Propostas das áreas de transportes:
1) SPTrans - Pedro Luis (diretor de Planejamento)
2)Metrô – José Jorge Fagali (presidente)
3)Wagner Palma Moreira, economista do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (confirmado)
4) Permissionárias (Levy de Araújo - confirmado).
5) Secretaria de Transportes Metropolitanos

- 21 de setembro, terça-feira

Das 9h30 às 12h30 - Encontro “Presidenciáveis e a Agenda para o Desenvolvimento Inclusivo, Democrático, Justo e Sustentável do Brasil”, no auditório do Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo (SP). Inscrições pelo e-mail [email protected] . O evento é promovido pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), o Instituto Ethos, o Movimento do Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela
Reforma do Sistema Político, a ONG Atletas pela Cidadania e Associação Brasileira de ONGs (Abong). Será proposto aos candidatos à presidência da República que se manifestem sobre uma agenda de desenvolvimento, e façam propostas para a uma reforma política; uma economia verde, inclusiva e responsável; padrões de desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Das 18h30 às 21h30 - Seminário “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, com o coordenador do Movimento Bogotá Como Vamos?, Carlos Córdoba (confirmado), no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100). Inscrições para o seminário pelo e-mail [email protected].

- 22 de setembro, quarta-feira, das 7h às 19h

Vaga-Viva, na rua Pe. João Manoel (esquina com Avenida Paulista). A Vaga Viva consiste no uso de vagas de estacionamento para atividades de lazer e convivência entre as pessoas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel. Na programação do Setembro Verde, da Matilha Cultural, também haverá realização de vaga viva em várias datas, em conjunto com shows, baladas e exibição de filmes: 17/9 - Festa Vegas com Vaga Viva (www.vegasclub.com.br); 18/9 - Festa e bazar Voodoohop com Vaga Viva (www.voodoohop.com); 21/9 - Festa Jameika Dub com Vaga Viva no CCPC (www.ccpc.org.br); 21/9 - CineCecília especial com Vaga Viva; 22/9 - Vaga Viva - Dia Mundial sem Carro; 24/9 - Vaga Viva Noturna na região de bares e baladas conhecida como Baixo Augusta (R Augusta entre ruas Antonia de Queiroz e Fernando Albuquerque); 28/9 - Festa do clube Berlin com Vaga Viva; 30/9 - Festa Seleta Coletiva com Instituto no Studio SP cm Vaga Viva (www.studiosp.org).

Na Praia Do Tietê: mobilização “Praia Do Tietê”, realizada pela SOS Mata Atlântica, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do rio e de sua integração, na medida em que vai sendo recuperado, no cotidiano das cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Pela proposta, o rio recuperado e integrado trará melhoria da paisagem e pode ser udado como transporte coletivo e atividades de lazer junto às suas margens. Atividades: representação do cenário de ‘Praia’, no canteiro que margeia o rio Tietê, entre as pontes das Bandeiras e Cruzeiro do Sul; simulação de um espaço para caminhada e ciclovia, como o que existe junto à margem direita do Rio Pinheiros, para mostrar que também é possível criar um parque linear para ciclistas e pedestres percorrerem trajetos, com segurança, junto ao rio do Tietê; circulação de barcos no rio, da região da Penha à Ponte das Bandeiras, com a participação especial da equipe de aventura da Canoar, do esportista Dan Robson com seu caiaque inflável e de remadores do Clube Espéria. 

Conheça a rede social do Dia Mundial Sem Carro


Veja mais Notícias