Pesquisa IRBEM 2011 (Nossa São Paulo/Ibope)

Veja a apresentação da pesquisa Nossa São Paulo/IBOPE - 2011
Confira a pesquisa completa (tabelas)
Veja as perguntas da pesquisa de campo realizada pelo Ibope
Repercussão na mídia sobre a pesquisa IRBEM
Material de campanha
Confira outras versões do IRBEM

 


Histórico da construção do IRBEM

Em uma iniciativa inédita, a Rede Nossa São Paulo lançou em junho de 2009 uma mobilização para elaborar um conjunto de indicadores que reúnem também aspectos subjetivos sobre as condições de vida em São Paulo. O objetivo da construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) é orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

A consulta pública realizada de junho a outubro de 2009 teve a participação de mais de 36 mil pessoas, que apontaram os itens mais importantes para a qualidade de vida no município em 25 temas.

A pesquisa on-line e a versão impressa tiveram resposta espontânea e não proporcional à distribuição da população por região. Em uma nova etapa da pesquisa, o Ibope foi a campo para verificar o nível de satisfação com os itens escolhidos na consulta pública como mais importantes para o bem-estar, desta vez em um recorte proporcional ao perfil e número de moradores por região. Foram entrevistadas 1.512 pessoas entre os dias 2 e 16 de dezembro do ano passado. O lançamento da pesquisa ocorreu em 19 de janeiro, no teatro do Sesc Consolação.

Além dos dados relacionados ao bem-estar, a pesquisa Ibope também abordou o índice de confiança da população nas instituições, a satisfação com os serviços públicos e a administração municipal e a percepção sobre a segurança na cidade. – como tem ocorrido anualmente às vésperas do aniversário da cidade.