Sociedade civil entrega propostas de alterações na licitação dos ônibus de São Paulo

As sugestões para o edital, que estava em consulta pública até segunda-feira (31/8), já se encontram com o secretário municipal de Transportes

Por Rede Nossa São Paulo, com informações do Greenpeace 

Integrantes de organizações da sociedade civil entregaram ao secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, diversas propostas para o edital de licitação dos ônibus da cidade de São Paulo.

As sugestões foram registradas na sede da Secretaria na segunda-feira (31/8), o último dia em que a minuta do edital ficou em consulta pública. 

Várias das contribuições são demandas da população que foram coletadas pela página Busão dos Sonhos no Facebook, em dez dias de mobilização.

Entre os documentos entregues ao secretário está o posicionamento assinado pelo Greenpeace Brasil, Ciclocidade e Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.

Endereçado à Comissão Especial de Licitação, o texto solicita, entre outras coisas, que “a partir de 2018, data limite estabelecida na Lei 14.933/09 [Lei Municipal de Mudanças Climáticas], nenhum novo ônibus adicionado à frota seja movido por combustíveis fósseis”.

O documento defende também a garantia da intermodalidade por bicicleta, “para que as pessoas possam levar suas bicicletas nos ônibus ou deixá-las em um bicicletário seguro nos terminais”.

Confira aqui a íntegra do documento.

Junto com o texto, foi entregue uma nota técnica sobre a sobre a viabilidade das propostas apresentadas.

A Rede Butantã também protocolou seu posicionamento, em conjunto com o Apé – Estudos em Mobilidade, em relação ao tempo de concessão e ao uso de índices que medem as reclamações do usuário na fórmula de remuneração

Já o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor pediu, em seu documento, a garantia dos direitos dos usuários no transporte público, principalmente em relação à informação, assim como a inclusão da avaliação de reclamações dos usuários (com devida resposta) como indicador na remuneração dos operadores.

Participaram da entrega das propostas e sugestões, em nome do coletivo Busão dos Sonhos, o Greenpeace Brasil, Cidade a Pé, Idec, Minha Sampa e Rede Butantã. 

As organizações que integram a iniciativa solicitam à sociedade civil organizada e aos cidadãos de São Paulo que sigam acompanhando e apoiando as propostas apresentadas, para que sejam atendidas e contempladas no edital de licitação dos ônibus. 

Acompanhe e compartilhe as ações do coletivo Busão dos Sonhos nas redes sociais: https://www.facebook.com/busaodossonhos?fref=ts 

Matéria elaborada com informações do Greenpeace Brasil.

 

Compartilhe este artigo