Pedido de credencial para vaga de estacionamento de idoso aumenta mais de 300% em SP

Prefeitura estima que mais de 1,5 milhão de idosos com direito ao benefício não deram entrada no processo

Ana Paula Niederauer, O Estado de S.Paulo

A procura pelo cartão de estacionamento para idosos e deficientes físicos em São Paulo aumentou em 333% desde o dia 1º. A partir desssa data, a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começaram a multar quem para irregularmente em vagas desse tipo localizadas em estacionamentos privados.

Segundo o diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), Edson Caram, antes dessa data cerca de 300 pessoas por dia pediam a credencial especial e, depois da aplicação da nova lei, o atendimento aumentou e gira em torno de 1.300 por dia.

A multa para quem desrespeitar as vagas especiais é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração gravíssima. Segundo Caram, além dos motoristas, os estabelecimentos que não se adequarem poderão sofrer punições.

O diretor do DSV, Edson Caram, disse que até o último domingo 291 pessoas, em 4 estabelecimentos, foram autuadas por desrespeitarem as vagas especiais. 

"As desculpas são sempre as mesmas: eu não sabia que não podia parar é a campeã; ninguém me avisou, só fui ali; só por alguns minutinhos estacionei aqui" complementa Caram.

De acordo com Caram, o idoso tem a opção de fazer a requisição da credencial pelo site da Prefeitura, preencher o formulário eletrônico, imprimir, reunir a documentação necessária e enviar pelo correio para Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros ou ir direto a um posto de atendimento.

Veja quais são os postos de atendimento:

Prefeitura Regional e DSV, em Pinheiros; Prefeitura Regional de Aricanduva, na zona leste;  Departamento de Transportes Públicos, no centro e posto móvel na AACD.

Na segunda-feira, 25, será inaugurado também o posto da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi.

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara de SP aprova versão mais 'enxuta' de pacote de concessões de Doria

Doria quer disponibilizar 10 mil bicicletas compartilhadas em um ano em SP

 

Compartilhe este artigo