Para Estado e prefeitura, transporte está melhor

Governo Alckmin diz que outras pesquisas sinalizam avanço; reclamações caíram em 2015, diz gestão Haddad

Por Folha de S. Paulo

As gestões Alckmin e Haddad dizem que outros levantamentos do Estado e da prefeitura apontam haver uma melhoria na avaliação dos serviços de transporte.

Elas não comentam nem questionam os resultados da pesquisa coordenada pela ANTP (associação de transportes públicos) –que tem financiamento de órgãos municipais, como SPTrans, e estaduais, como Metrô, e sempre foi referência de técnicos dos setores público e privado.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável por Metrô, CPTM e EMTU, afirma haver outros indicadores que "mostram de forma inequívoca a melhora dos índices de satisfação".

A pasta ligada à gestão Alckmin cita pesquisa Datafolha de maio deste ano, feita com outra metodologia, que aponta o metrô como o melhor meio de transporte em São Paulo na opinião de 64% dos paulistanos.

Afirma que outro levantamento recente, sem especificar a data ou quem o fez, apurou que a satisfação dos usuários da CPTM "saltou para 68,7%, dez pontos percentuais a mais do que o último levantamento, feito em 2012".

O secretário de Transportes da gestão Haddad, Jilmar Tatto, diz que as reclamações de usuários de ônibus da capital caíram 60% neste ano.

Cita medidas como a renovação da frota, a implantação de faixas exclusivas e a rede de linhas da madrugada.

"Todas as intervenções que temos feito na cidade são no sentido de melhoria do transporte, e outras pesquisas mostram que a mobilidade é uma área com avaliação bastante positiva", afirma.

"Temos uma visão mais otimista. Ainda não está bom, reconhecemos que existem gargalos, mas, do ponto de vista comparativo com os anos anteriores, tem melhorado a cada ano o transporte na cidade", diz Tatto.

No caso dos micro-ônibus, ele afirma que parte da insatisfação pode estar relacionada ao tamanho dos veículos. Diz que na nova licitação do transporte serão exigidos modelos maiores, com mais capacidade, para evitar a superlotação nessas linhas.

CORREDOR

A única melhoria sensível apurada pela pesquisa da ANTP foi no corredor de ônibus São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU. A aprovação subiu de 67% para 75% e superou até mesmo a avaliação do metrô.

Com 33 km, o corredor liga a zona leste à zona sul da capital e passa ainda por Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

O sistema de 13 linhas é operado por uma concessionária privada (Metra) e tem um terço da frota em veículos elétricos, menos barulhentos.

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo.

 

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