Nossa São Paulo faz balanço do Programa de Metas e apresenta propostas aos candidatos

 

A pouco mais de três meses das eleições municipais, a Rede Nossa São Paulo apresentou nesta quinta-feira (28) um detalhado balanço do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo – a Agenda 2012 – e ofereceu aos candidatos a prefeito um conjunto de propostas para a próxima gestão. Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha Francine (PPS) participaram do evento

Com base nas informações divulgadas no site WWW.agenda2012.com.br, criado e mantido pela própria Prefeitura, o balanço elaborado pela Nossa São Paulo mostra que, até o momento, foram cumpridas 81 das 223 metas pelo atual prefeito. O número corresponde a 36,77% do total previsto. Fazem parte do grupo das metas não cumpridas as principais promessas de campanha de Gilberto Kassab, como a construção de três novos hospitais (metas 1, 2 e 3, todas em fase de licitação) e o fim da fila por vagas em creche (meta 12, ainda com apenas 33% de cumprimento).

No evento, a Nossa São Paulo também apresentou um conjunto de indicadores e referências de metas para os 96 distritos de São Paulo. As informações foram distribuídas com base nos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana. Os candidatos à Prefeitura de São Paulo que participaram do evento assinaram a carta compromisso proposta pelo programa e, com isso, se eleitos, terão que fazer um diagnóstico da cidade com base nos 100 indicadores mínimos e prestar contas por meio de relatórios periódicos. 

As metas propostas pela Nossa São Paulo têm como prioridades a eliminação dos “zeros” da cidade – há diversos distritos com zero leito hospitalar, acervo de livro em biblioteca pública, equipamento esportivo, centro cultural etc. Entre as dezenas de propostas de metas estão garantir que todas as secretarias mantenham pelo menos um conselho municipal; implantar 100% de coleta seletiva em toda a cidade; atingir 100% de compras públicas sustentáveis; e manter pelo menos uma biblioteca por distrito procurando alcançar a proporção sugerida pela Unesco de no mínimo dois livros por habitantes.

Os candidatos que participam do evento também receberam um conjunto de sugestões de metas para toda a cidade. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho de regionalização da Rede Nossa São Paulo e é resultado de um amplo trabalho de mobilização e consulta à sociedade. 

Veja o que saiu na mídia sobre o evento

Compartilhe este artigo