“Fevereiro é o mais chuvoso desde 1998” – Folha de S.Paulo

 

Mês acaba com recorde de chuvas em SP, que volta a submergir com temporal; tempo deve ficar ruim nos próximos dias

Rio Tietê transborda e interrompe trânsito na marginal; lentidão por conta de alagamentos persiste até a noite

DE SÃO PAULO

O mês acabou ontem com recordes de chuva na cidade de São Paulo. Foi o fevereiro mais chuvoso desde 1998, com o dia -o domingo, anteontem- de maior precipitação desde maio de 2005.

E não caía um volume de água tão alto -109,5 mm, quase um terço do esperado no período- num dia de fevereiro desde o ano de 1983.

Até o início da noite de ontem, choveu 380 mm no mês, contra 296 mm no mesmo período do ano passado.

Mais uma vez, as consequências foram vistas por toda a cidade. As regiões central, norte e leste entraram em estado de alerta, situação decretada quando há enchentes e transbordamentos.

O rio Tietê vazou e fechou a marginal. Às 21h40, a via registrava 11,1 km de lentidão -em seus 24,5 km de extensão- e os engarrafamentos persistiam por toda a cidade -às 21h58, havia 83 km de vias congestionadas.

O córrego Aricanduva, na zona leste, também ficou alagado e parou as avenidas adjacentes. A chuva provocou pontos de alagamento ainda nas rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias.

Passageiros foram resgatados de ônibus por botes. A parede de um supermercado desabou na Vila Medeiros, na zona norte. Uma funcionária ficou ferida.

À tarde, o rodízio de carros acabou suspenso.

No temporal de domingo, parte do teto da Livraria da Vila, na alameda Lorena, nos Jardins (zona oeste), desabou. A loja continuará fechada até amanhã.

PLANO

Durante a chuva, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou já ter a solução para resolver, em 20 anos, com um plano diretor de drenagem, os problemas provocados pelos temporais.

"Temos uma intervenção prevista, que deve começar em alguns meses. Já existem solução, projeto e recursos."

Segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o encontro de brisas quentes e úmidas vindas do Atlântico com a umidade (98%) e o calor de 31,3°C causou o temporal de domingo.

Segundo meteorologistas, ficará chuvoso até quarta na Grande SP. Também há previsão de chuvas fortes no final de semana. "A volta para casa, na terça que vem, deverá ter pancadas de chuva", diz Olívia Nunes, da Somar.

Compartilhe este artigo