Jardim Pantanal, na zona leste de SP, tem ruas alagadas há duas semanas

AMANDA GOMES, DO "AGORA"

Moradores do Jardim Pantanal, extremo da zona leste de São Paulo, enfrentam há 15 dias alagamentos que afetam pelo menos cinco ruas do bairro. A água invadiu as casas, e famílias chegaram a perder parte dos móveis.

A bomba colocada pela gestão João Doria (PSDB) para retirar a água que fica parada nas ruas não tem resolvido, segundo moradores.

Há cerca de duas semanas, esse equipamento foi colocado em uma das ruas mais afetadas, mas vizinhos dizem que a bomba está em sistema de rodízio, ficando duas horas em cada via. Quando é retirada da via, a água (com forte odor de esgoto) volta a subir pouco tempo depois, pois retorna pelos bueiros da rua – isso acontece mesmo sem fortes chuvas.

O Jardim Pantanal é uma área marcada por alagamentos desde anos anteriores.

"Queremos mais bombas para atender todas as ruas", diz Euclides Mendes, líder comunitário. A aposentada Maria das Dores Ferreira, 66, conta que quase não tem móveis em casa. "Minhas coisas estão tudo embaixo de água. A geladeira está em cima de duas cadeiras para não molhar."

O autônomo Alisson Kaique Diego Lopes, 23, conta que no início da semana a enchente atingiu a altura do seu joelho. Ele perdeu seu sofá, que a mãe tinha comprado recentemente. "Tive de mandar a minha esposa, que está grávida de sete meses, ir morar com a mãe dela. Até o berço do bebê vai para lá. Se ficar aqui, estraga tudo."

A gestão Doria diz que agentes da Defesa Civil e da Prefeitura Regional estão na região e, sempre que necessário, realizam atendimento aos moradores. O órgão disse que uma bomba faz a retirada de 700 litros de água por minuto e funciona 24 horas. Segundo a prefeitura, a área recebe constantemente a limpeza manual e mecanizada dos bueiros.  

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo