Doria entrega menos de 20% das vagas prometidas em creches em 11 meses de governo

Prefeito prometeu zerar fila da creche de 65 mil novas vagas no ano e diz que promessa será cumprida até março de 2018. CEI foi inaugurada no Itaim Paulista

Por Tatiana Santiago, G1 SP, São Paulo

O prefeito João Doria (PSDB) inaugurou na manhã desta sexta-feira (24) o CEI (Centro de Educação Infantil) Manoel Rodrigues Santiago, no Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Com a nova unidade com capacidade de atender 240 crianças, a atual gestão entregou menos de um quinto (20%) das vagas prometidas para zerar o déficit da fila da creche deixada pelo governo anterior.

Durante a gestão tucana foram entregues até agora 12 mil vagas novas em creches para crianças com até 3 anos e 11 meses. Durante sua campanha eleitoral, Doria prometeu zerar a fila nas creches no primeiro ano de governo, ou seja, criar 65 mil vagas novas em 12 meses.

Mas após assumir, o tucano mudou seu discurso e prometeu as 65 mil vagas até 30 de março de 2018. Faltando 4 meses para o término do prazo, o prefeito garante que sua meta será atingida.

"Nós vamos chegar nessa meta. São escolas que estão sendo construídas, adaptadas para serem entregues no ano letivo de 2018", afirmou Doria.

De acordo com o prefeito, serão entregues outras 18 mil vagas até o fim deste ano e mais 35 mil até março de 2018, totalizando as 65 mil vagas.

Atualmente, 100 mil crianças estão na fila esperando por uma vaga em creche em toda a cidade.

O secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, defende que será possível atingir a meta proposta pelo prefeito especialmente com a realização de parcerias com creches conveniadas.

Durante o evento, um grupo de motoristas do TEG (Transporte Escolar Gratuito) protestou contra o término dos contratos com a Prefeitura. Apesar disso, o secretário da Educação negou que isso esteja ocorrendo e disse que está tudo normal.

"Não só não vai acabar como nós temos uma regra muito clara, todos os alunos que moram há 2 km da escola e tem alguma barreira física que impeça sua chegada a escola, algum tipo de deficiência ou doença crônica têm direito ao transporte escolar. Portanto toda aluno da rede municipal que tenha de 4 a 12 anos e estão nessas condições vão continuar sendo atendidos", afirmou.

Tempo de espera

Uma criança que está na fila da vaga em creches no distrito de Guaianases, extremo da Zona Leste de São Paulo, espera, em média, 25,5 dias, enquanto as crianças com até 3 anos de idade que residem na Vila Andrade, região do Morumbi, na Zona Sul, aguardam 441,52 dias. A diferença entre a pior e a melhor é de 17,28 vezes.

Os dados são do Mapa da Desigualdade divulgados em outubro pela Rede Nossa São Paulo. Os dados são de 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT). Esse é um indicador novo e não possui dados anteriores para comparação.

Matéria publicada no portal G1.
 

Compartilhe este artigo