Carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”. Apoie!

,

Lançado pelo Instituto Ethos, Instituto Socioambiental e Rede Nossa São Paulo durante o debate “Crise da água: desafios e soluções”, documento está aberto a novas adesões e, posteriormente, será entregue ao governo estadual.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Durante o debate “Crise da água: desafios e soluções”, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, leu a carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”. Lançado por organizações da sociedade civil, o documento visa chamar a atenção do governo estadual para a necessidade de maior transparência sobre os dados relacionados à situação do abastecimento de água.

O documento propõe, entre outras medidas, que a sociedade seja informada sobre a real condição dos reservatórios e das ações que será necessário adotar, mesmo em caso de chuvas, respondendo as seguintes perguntas: “Qual o impacto do uso do volume morto na qualidade da água e na saúde pública? A solução de usar a capacidade de outros sistemas pode dar conta das necessidades de todos aqueles que dependem das bacias que serão interligadas? E por quanto tempo? Caso o regime de chuvas do próximo verão seja semelhante ao do verão passado, existe algum plano de emergência para a cidade? Esse plano, se existir, não deveria começar a ser adotado desde agora?”.

De acordo com Oded Grajew, a carta aberta continuará recebendo adesões de outras organizações da sociedade civil por mais alguns dias e, posteriormente, será entregue ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Confira aqui a íntegra da carta aberta e veja como aderir ao documento.

O debate "Crise da Água: desafios e soluções" ocorreu nesta terça-feira (3/6), em São Paulo. Promovido por Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental (ISA), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, o evento contou com a participação de diversos especialistas no tema. 

Leia também: Debate sobre crise da água alerta para ameaça de desertificação da Região Sudeste

Ouça a entrevista de Oded Grajew para o boletim Cidades Sustentáveis, na CBNhttp://glo.bo/1j6dmSk

Compartilhe este artigo