Audiência pública debaterá o tema “mulher migrante e o mercado de trabalho” em São Paulo

Durante evento, que contará com a participação da Rede Nossa São Paulo, será apresentada a pesquisa “Caminhos para o refúgio: inserção produtiva e social de refugiado"

Nesta quarta-feira (20/6), ‘Dia Mundial do Refugiado’, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realiza uma audiência pública para debater os desafios e oportunidades para empregabilidade de migrantes refugiados na cidade de São Paulo, com foco na “mulher migrante e o mercado de trabalho”. 

A audiência foi solicitada pela vereadora Patricia Bezerra, presidente da comissão. Missão Paz, Rede Nossa São Paulo e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo farão parte da mesa de debates do evento. 

Durante o encontro, será apresentada a pesquisa “Caminhos para o Refúgio: inserção produtiva e social de refugiado", coordenada pelo professor Leandro de Carvalho, pesquisador doutor da Universidade de Brasília. 

Feito em conjunto com organizações sociais, empresas e universidades, o estudo mostra estereótipos e barreira cultural que dificultam a inserção dos profissionais “não-brasileiros” no mercado de trabalho. 

Com recorte na região metropolitana de São Paulo – que concentra cerca 52% das pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil -, a pesquisa indaga diretamente os(as) profissionais de recrutamento das empresas para entender como a imigração e a questão do refugiado estrangeiro estão inseridas no ambiente empresarial. 

A pesquisa foi feita a partir das respostas de 386 profissionais de recrutamento e seleção que preencheram um questionário enviado entre os meses de fevereiro e março deste ano. O estudo levanta quais são os procedimentos adotados para contratação dos não-brasileiros e os parâmetros para a seleção (ou não) desta mão de obra.

O professor Leandro de Carvalho acredita que os resultados podem influenciar o debate sobre a recolocação profissional do refugiado e empregabilidade. "Por meio dessa pesquisa, conseguimos captar o nível de conhecimento sobre a temática e se os profissionais de RH dominam os procedimentos de contratação. Mas, além dos dados sobre os conhecimentos processuais, também poderemos discutir melhor o impacto dos diversos estereótipos que estão enraizados e que têm grande probabilidade de influenciar no momento do recrutamento e seleção”.

Logo após a apresentação dos dados, representantes da Missão Paz, Rede Nossa São Paulo e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo farão considerações, levantando debate em torno do tema.

Os jornalistas poderão conversar com integrantes da comissão e os especialistas ao final do debate.

Confira entrevista de Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo, à Rádio CBN: Dificuldade de entrar no mercado de trabalho é um dos entraves para imigrantes em SP

Serviço: 
Audiência pública: Desafios e oportunidades para empregabilidade de migrantes refugiados na cidade de São Paulo, com foco na “mulher migrante e o mercado de trabalho”.
Data: nesta quarta-feira, dia 20 de junho de 2018
Horário: das 11h às 13h
Local: Salão Nobre – 8º andar da Câmara Municipal de São Paulo 
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista 
Promoção: Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo  

 

Compartilhe este artigo