Aplicativo para monitoramento do Plano de Metas é testado na Cidade Ademar

Teste ocorreu durante oficina realizada por pesquisados do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com a Rede Nossa São Paulo.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

O primeiro teste prático do aplicativo para celular, que está sendo desenvolvido para auxiliar a sociedade civil a acompanhar e a fiscalizar o cumprimento do Plano de Metas, ocorreu na região da Cidade Ademar, periferia de São Paulo.

A experiência pioneira fez parte da oficina realizada no último sábado (15/11) por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com a Rede Nossa São Paulo.

Convidados pelo Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira, sete moradores da região, sendo dois conselheiros participativos e cinco militantes sociais, participaram da oficina na Escola Estadual Professor José Hermenegildo Leoni.

Após receberem todas as informações sobre o aplicativo, dadas pelos pesquisadores do MIT Alexandre Gonçalves e Emilie Reiser, eles escolheram a meta 18 para colocar em prática a ferramenta.

De acordo com item 18 do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, 65 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) deverão ser entregues até o final da atual gestão. Cinco delas estão previstas para a Subprefeitura da Cidade Ademar.

Para o teste do aplicativo, foram visitados quatro dos locais onde a administração municipal instalará as EMEIs (pré-escolas) na região. Todos estão em fase de desapropriação dos imóveis, que já foram declarados de utilidade pública. Pelo Sistema de Monitoramento do Plano de Metas da Prefeitura, esses equipamentos estão com índice de 20% de execução.

Em um dos locais, os integrantes do Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira utilizaram o aplicativo para fazer uma rápida enquete com os moradores do entorno. Os dados levantados ainda estão sendo tabulados, mas já é possível adiantar que a maioria das famílias não sabe que a Prefeitura irá instalar uma EMEI na área, embora considere o equipamento muito importante para as crianças da região.

Além de pesquisadores do MIT e integrantes da Rede Nossa São Paulo, a oficina na Cidade Ademar contou com a contribuição de dois representantes do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais.

Os testes com o aplicativo continuam nesta segunda-feira (17/11), com uma oficina semelhante na região do Butantã.

A após essa fase, a expectativa é que o aplicativo possa ser lançado no início do próximo ano e colocado à disposição de conselheiros participativos, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados em acompanhar e fiscalizar o cumprimento do Plano de Metas da Prefeitura nas diversas regiões da cidade.

Para isso, outras oficinas regionais estão sendo programadas para 2015.

 

Compartilhe este artigo