Abraço Guarapiranga 2018, terá atividades culturais e “bicicletada”

A 13ª edição do evento pede despoluição dos mananciais de São Paulo

A 13º edição do Abraço Guarapiranga, ocorrerá no próximo domingo, dia 27 de maio, a partir das 9h (mesma data em que se comemora o Dia da Mata Atlântica) e pede despoluição já! 

O evento, que acontece em três locais, às margens da represa Guarapiranga, contará com diversas atividades culturais, e uma “bicicletada” que partirá de dois locais:

– Praça do Ciclista Av Paulista às 9h

– Praça Deputada. Ivete Vargas – Av. Arvoredo – Pq das Árvores (Grajaú) as 10h

O Abraço Guarapiranga 2018 elegeu como tema tendo em vista os diversos problemas de saúde causados pela água inadequada. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), indicam que apesar dos poucos avanços, o acesso a água e as redes de esgoto ainda é precário e há muito por fazer no país:

-O esgoto de 100 milhões de pessoas no Brasil não é tratado

-35 milhões de brasileiros não tem acesso à água

-400 mil pessoas deram entrada no SUS por doenças diarreicas consumindo R$ 140 milhões por ano

-Metade das internações de crianças entre 0 a 5 anos são por falta de saneamento.

O evento conta com o apoio da Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil como ONGs, movimentos sociais, e que nas eleições de 2016, promoveu a campanha “Vote pela Água” propondo que as candidaturas às eleições municipais daquele ano assumissem o compromisso com um projeto de Lei (elaborado pela sociedade civil) visando a Segurança Hídrica. Na cidade de São Paulo, a ação resultou no Projeto de Lei  575/2016, em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, aprovado em primeira votação em 2017 . 

O Abraço Guarapiranga, mais uma vez, buscará enfatizar que a água é um bem essencial à vida cujo acesso é um direito. Simultaneamente, procura destacar que Todos os níveis de governo têm responsabilidades com os recursos hídricos, e que, diante das recorrentes crises de abastecimento, ameaça de escassez, problemas de saúde e prejuízos econômicos, se faz urgente ações de recuperação e recomposição dos mananciais.

Criado com o objetivo de mobilizar e alertar cidadãos, empresas e governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água, o Abraço é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo, e também um ato de denúncia e indignação pelo descuido com as fontes de água.

Recentemente, São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água. Torneiras secas viraram rotina para a população, que procurando se defender, muitas vezes armazenou água inadequadamente, potencializando os casos de dengue, zika, chikungunya e outras doenças. Mais uma vez, a crise simplesmente foi negada pelos governos que se apressaram em  anunciar obras que atropelaram os processos de licenciamento ambiental e reforçam a prática de buscar água cada vez mais longe das cidades,  encarecendo o fornecimento. 

As áreas verdes, que são essenciais para a proteção dos mananciais e para a produção de água, sofrem com a devastação indiscriminada, as pressões e ameaças da especulação imobiliária, dos grandes empreendimentos e pelas ocupações desordenadas. Enquanto isso, o sistema de fiscalização e punição continuam frágeis.

Por isso, elegeu como tema “Nada justifica que diante de problemas tão grandes e graves se continue a tratar da água com tamanho descuido: Basta de doenças, poluição e destruição dos mananciais!".

Confira aqui a programação completa do evento.

 

Compartilhe este artigo