Plantio Global acontece neste domingo em mais de 10 países

Data: 
19/03/2017 - 10:00 até 12:00

Evento organizado pelos Cades regionais da cidade de São Paulo será no Parque Municipal Chácara do Jockey 

Os Cades Regionais Vila Mariana e Butantã, as Prefeituras Regionais Vila Mariana e Butantã e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente convidam para o Plantio Global - uma ação colaborativa e comunitária para promover o plantio de árvores nativas na metrópole -, neste domingo (19), a partir das 10h, no Parque Municipal Chácara do Jockey, no Butantã (Zona Oeste).

O Plantio Global congrega diversos grupos que já realizam plantios em suas localidades. Os objetivos do evento são incentivar mais pessoas a participar desses grupos, ampliar a conscientização sobre as práticas de ambientais, viabilizar a troca de experiências e conhecimento e auxiliar a construção de políticas públicas para o setor. Voluntários estarão no parque para ajudar a todos no processo. É importante não esquecer o protetor solar e garrafinhas d’água. Participantes de qualquer idade são muito bem-vindos!

Neste ano, mais de 60 cidades em 10 países participarão do Plantio Global simultaneamente. Em São Paulo, o evento tem apoio do Fórum de Sustentabilidade do Butantã e de todos os envolvidos no processo de organização - conselhos de Butantã, Jabaquara, Lapa, Pinheiros, Mooca, Santo Amaro e Vila Mariana, associações, movimentos e iniciativas socioambientais da cidade. 

A iniciativa do Plantio Global partiu do Cades/Agenda 2030 Vila Mariana e envolveu o poder público, outros conselhos, iniciativas locais e, principalmente, a sociedade civil no intuito de promover a oportunidade de as pessoas experimentarem, por meio do plantio coletivo, uma outra relação com as árvores e com o espaço público.

A questão do meio ambiente em São Paulo é complexa. A cidade tem atualmente 2,6m²/habitante de áreas verdes, enquanto a recomendação da OMS/ONU é de 12m²/habitante. 

Temos de estar preparados para solucionar a agenda verde concomitantemente com a agenda marrom, que trata de infraestrutura básica para a população. O aumento da flora nativa traz enormes benefícios socioambientais, entre eles a melhoria no ciclo d’água, filtra partículas tóxicas, diminui a temperatura, provê apoio e alimento para a avifauna e pessoas, proporciona bem-estar e biodiversidade, além de contribuir para atenuar os efeitos das mudanças climáticas – todos problemas sérios de grandes centros densamente construídos. 

O Cades (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) é baseado nas ações voltadas para a concretização da Agenda 2030 e das metas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Os conselhos são ligados à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em cada uma das prefeituras regionais e é composto pela sociedade civil e pelo poder público para apoio local no desenvolvimento de políticas que promovam a sustentabilidade urbana. 

Nas redes sociais: 
Use as Hashtags: #plantioglobal #globalplanting #plantaciónmundial
Se conecte no Facebook: https://www.facebook.com/groups/ampliacaodamataatlantica

Serviço:
Evento: #PlantioGlobal
Quando: 19 de março, domingo, a partir das 10 h
Onde: Parque Municipal Chácara do Jockey – Rua Santa Crescência, portão 4 (GCM)  

Você pode chegar ...

De bicicleta - Ciclovia Eliseu de Almeida, venha com sua bicicleta e use a Linha Amarela do Metrô Linha para chegar até a estação Butantã
De ônibus - ligue para o telefone 156 ou veja as linhas no site da SPTrans
De carro - pela Av. Prof. Francisco Morato, chegando na Rua Santa Crescência (estacionar na rua)