Mapa da Desigualdade 2019 é lançado em São Paulo

A Rede Nossa São Paulo lançou a nova versão do Mapa da Desigualdade da cidade. Os dados de 10 diferentes áreas e 53 indicadores mostram a realidade dos distritos da capital paulista através do “desigualtômetro”, que evidencia a diferença entre a melhor e a pior região para cada um dos indicadores.

Entre as novidades desta edição estão o comparativo de violência contra a mulher, incluindo o feminicídio; violência homofóbica e transfóbica; e violência de racismo e injúria racial. Dados sobre educação, saúde, cultura, habitação e idade média ao morrer em cada um dos distritos da cidade também fazem parte dos indicadores que serão apresentados.

Em relação à violência contra a mulher, os feminicídios aumentaram 167% em toda a cidade, e as ocorrências de violência, 51%. Os distritos da Sé e Barra Funda concentram as maiores taxas de ocorrência nos dois indicadores.

Um dos principais destaques é a média de idade com que as pessoas morreram em 2018. Enquanto em Moema esse valor é de 80,57, em Cidades Tiradentes, é de 57,31, contabilizando mais de 20 anos de diferença entre os dois distritos.

Onze dos cinquenta e três indicadores dispõem de um ranking de zeros, ou seja, distritos com números zerados em relação à oferta de equipamentos e acervo. Entre os três indicadores com maior número de zeros estão “Cinemas”, “Centros culturais, casas e espaços de cultura” e “Museus”.

Alguns dos indicadores que também se destacam são mortes no trânsito, gravidez na adolescência, mortalidade materna e mortalidade infantil.

Sobre o Mapa da Desigualdade

Desde 2012, a Rede Nossa São Paulo elabora e divulga anualmente o Mapa da Desigualdade da Cidade, um estudo que apresenta indicadores dos 96 distritos da capital paulista, compara os dados, e revela a distância socioeconômica entre os moradores das regiões com os melhores e piores indicadores.

Trata-se de uma valorosa ferramenta para a gestão e o planejamento municipal, pois pode auxiliar os tomadores de decisão a identificar prioridades, carências e necessidades da população e seus distritos.

Saiba mais:

Confira a apresentação do Mapa da Desigualdade 2019

Confira as tabelas completas do Mapa da Desigualdade 2019

Compartilhe este artigo